RESUMO
Código: 839
Tema: Estruturação e reestruturação financeira

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Influência do Perfil do Investimento de Private Equity e Venture Capital no Desempenho das Empresas Investidas
 

A atividade dos fundos de private equity e venture capital se apresenta como uma boa alternativa ao financiamento disponível no mercado de capitais, obtido através de empréstimos bancários. Para Ribeiro (2007), isso acontece porque os gestores de PE/VC são agentes mais adaptados para mitigar o risco associado ao investimento em empresas com pouco ou nenhum histórico financeiro e poucos ativos tangíveis que possam ser utilizados como garantia. Além disso, apresentam o diferencial da inovação.

Este trabalho se apresenta útil, no sentido de pretender investigar o seguinte problema de pesquisa: Quais os perfis dos fundos de PE/VC e das empresas investidas que influenciam no desempenho dessas empresas, considerando-se os retornos das ações após a ocorrência do IPO? O objetivo deste trabalho é comparar o desempenho das empresas que foram investidas por fundos de PE/VC por características dos fundos e das empresas, observando-se as diferenças de retornos após o IPO.

Os gestores de PE/VC não se limitam apenas a trazer capital, mas buscam, sobretudo, agregar valor na gestão das companhias investidas (FERRARI e MINARDI, 2010). Assim, procuram, na maioria das vezes, manter assento em conselhos de administração para que possa influenciar mais eficazmente nas decisões dos administradores, melhorando o fluxo de informações e aumentando o seu controle sobre os gestores da empresa (ELLER, 2012). Outra característica são as práticas de governança e transparência.

Esta pesquisa utilizou um estudo quantitativo. Estudou-se o desempenho dos IPO’s como forma de desinvestimento de empresas que receberam aporte de fundos de PE/VC. Foram analisados os períodos de curto prazo (30 dias) e longo prazo (245 dias) de negociações das ações na bolsa de valores, no intervalo de 2007 a 2013. A metodologia utilizada foi a do Retorno Anormal Acumulado, analisando-se seus resultados quanto às diferenças estatisticamente significativas por meio do teste de Mann-Whitney.

Apenas o período de 245 dias após a realização do IPO das empresas do Grupo A (com fundos de PE/VC nacionais e internacionais) apresentou diferença estatisticamente significativa. Assim, confirmou-se o melhor desempenho das empresas que possuem fundos de PE/VC internacionais. Outros fatores como valor de mercado da empresa, ter fundo PE/VC como acionista majoritário ou minoritário, possuir um ou mais fundos como acionista e realização do IPO antes ou após a crise não foram significativos.