RESUMO
Código: 840
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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Gerações Discentes: Como Era, Como Está e Como Será: Um Olhar A Partir da Percepção de Docentes do Curso de Administração
 

A prática docente é um contexto rico em discussões, com amplitudes em diversos campos da ciência. Dessa forma, esta pesquisa se limitou na observação de docentes envolvidos no ensino em instituições de ensino superior. No Brasil, são percebidas algumas realidades de professores em universidades públicas e privadas em nível de dedicação exclusiva e compartilhamento com outra atividade profissional.

As salas de aulas incorporaram recursos mais interativos que a lousa preta, como projetores multimídias, computadores, televisores, aparelhos de áudio e a conectividade internet. Houve também inserção de recursos tecnológicos pelos alunos no ambiente escolar, como computadores móveis, smartphones e tablets que permitem acesso ao conteúdo apresentado em sala. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar experiências docentes sobre desafios para lidar com a geração atual de universitários.

A ação de ensinar e aprender é mais complexa do que simples comportamentos em sala de aula entre professor e aluno, por haver múltiplas formas de interação entre os atores envolvidos no aprendizado (KUBO; BOTOMÉ, 2001). As linhas de pesquisa sobre esse processo ensino-aprendizagem são identificadas, em maior número, nas literaturas da pedagogia e psicologia. Santos (2001) propõe que as práticas do professor no ensino superior devem estar suportadas em aspectos ligados ao conteúdo da área.

O artigo levantou as experiências de seis docentes e suas percepções das alterações no processo de ensino e as gerações de alunos.Como estratégia de pesquisa, foi adotada a qualitativa interpretativa básica abordada por Merriam (2002), com o foco de compreender os significados que os sujeitos atribuem a determinado fenômeno e as experiências nele vivenciadas. Após transcrição das entrevistas, a análise do conteúdo de informação textual e respectiva categorização se orientaram por Flores (1994).

Pelos resultados extraídos das entrevistas é percebido que os docentes se deparam com uma nova realidade em sala de aula, de uma geração de alunos que sofreram mudanças comportamentais em seu ambiente, com alterações no cerne familiar de pais e mães voltados ao mercado de trabalho, mais competitivos e com menos dedicação aos filhos, o que forçou uma independência precoce. As categorias extraídas apontam esse reconhecimento de adaptação por parte dos docentes com um novo perfil de aluno.