RESUMO
Código: 845
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
O Papel do Executivo Principal em Empresas Orientadas A Projetos: Estudo de Casos Múltiplos
 

A forte tendência é de as empresas, cada vez mais, implementarem estratégias, introduzirem mudanças e conquistarem a melhoria da competitividade por meio de projetos e tratá-los como um negócio de todos e em todos os níveis da organização. Por essa razão é fundamental que a alta administração atue de forma a facilitar o atingimento dos objetivos organizacionais. Esta pesquisa será conduzida com o propósito de compreender qual é o papel do executivo principal em empresas orientadas a projetos.

A questão de pesquisa, aqui chamada de problema de pesquisa, considera o contexto, a relevância e os objetivos definidos tendo como pergunta de pesquisa: Qual é o papel do executivo principal em empresas orientadas a projetos? Este projeto de pesquisa tem como objetivo primário investigar o papel do executivo principal nas organizações orientadas a projetos, definido como um “conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição identificável” (MINTZBERG, 1973, p. 54).

Nesta seção, serão apresentados e discutidos os temas centrais desta pesquisa conforme descritos. A definição, análise e discussão sobre as empresas orientadas a projetos formarão a primeira parte do estudo teórico; a segunda parte trará o modelo de negócio com base em projetos; a terceira parte identificará o papel do executivo principal no contexto pesquisado.

Este projeto de pesquisa irá investigar os papéis do executivo principal em empresas orientadas a projetos utilizando o estudo de caso como uma estratégia de investigação que focaliza o entendimento dos acontecimentos dentro de um único ambiente. Essa estratégia envolve um ou mais casos para criar constructos teóricos, proposições e teoria de alcance médio a partir de evidência empírica, baseada em caso.

A análise dos resultados será realizada por meio da revisão bibliográfica dos temas da pesquisa, da confrontação dos dados analisados com os objetivos da pesquisa e os resultados obtidos com a coleta de dados nas entrevistas e observações diretas.