RESUMO
Código: 858
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Satisfação dos Estudantes do Ppga da Fea-usp Com Relação Ao Programa
 

Diversas pesquisas relativas à satisfação de alunos, notadamente de graduação, vêm sendo realizadas no meio acadêmico. No Brasil, Rossi e Slongo (1998); Helena (2001); Neves e Ramos (2002); Gonçalves Filho et al. (2003); Souki e Pereira (2004); Coda e Silva (2004); Walter et al. (2005), Wolynec (2006); Schleich et al. (2006); Toni et al (2006); Gomes et al (2007); Mainardes e Domingues (2008); Vieira, Milach e Huppes (2008); Venturini et al. (2008); Ishida et al. (2011);

O presente artigo tem como problema de pesquisa a busca da compreensão do(s) fator(es) que afeta(m) a satisfação do aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FEA-USP. Para isso, entende-se neste trabalho como: (1) Fatores de Satisfação: a composição de 5 (cinco) dimensões ou constructos: envolvimento dos professores; interesse do estudante; interação estudante-professor; organização do curso e satisfação geral; (2)

Verificar os determinantes da satisfação dos alunos de pós-graduação strictu senso de uma Instituição de Ensino Superior pública, pela perspectiva dos próprios alunos, faz-se necessário em um contexto de crescente exigência social por serviços públicos de qualidade, neste caso, de educação. Tais avaliações devem auxiliar os gestores a guiar o planejamento do Programa, primando pela qualidade do serviço prestado e pela motivação de seus estudantes para formar cidadãos conscientes e profissionais

Visando a abranger a população de 286 estudantes do PPGA da FEA-USP, a presente pesquisa descritiva utilizou-se da survey como método de obtenção dos dados e adotou a amostragem não-probabilística, de forma intencional ou por conveniência, fazendo uso não-aleatório de seleção dos alunos respondentes do questionário - entregue de forma impressa e pessoalmente nas salas de aulas.

Conforme apresentado, o universo da pesquisa é de 286 indivíduos, determinado pelo número de alunos que constavam no banco de dados do PPGA-USP em junho de 2014. Desse total de alunos, 102 foram pessoalmente abordados com sucesso pelos aplicadores dos questionários, retornando 96 formulários completos e válidos, que compreendem 34% do universo. Dentre os seis questionários invalidados, três não tiveram as respostas completas e três apresentaram dados inconsistentes ou duvidosos, tais como