RESUMO
Código: 86
Tema: Governança e dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência das Ofertas Públicas de Ações Nos Níveis de Gerenciamento de Resultados e Seu Impacto no Retorno das Ações
 

Aharony, Lin e Loeb (1993) destacam que a abertura de capital de uma empresa na bolsa de valores é um importante evento do seu ciclo de vida, pois esta operação fornece o capital que é utilizado para ela financiar-se. Porém, é relevante que investidores evitem empresas que pratiquem o gerenciamento de resultados, que por sua vez, prejudicam os preços das ações (GONG; LOUIS; SUN, 2008). Esta pesquisa fundamenta-se por não ter sido encontrado estudos semelhantes no mercado de capitais brasileiro.

Elaborou-se a seguinte pergunta: Qual a influência da oferta pública de ações nos níveis de gerenciamento de resultados e seu impacto no retorno das ações no mercado acionário brasileiro? Objetiva-se avaliar qual a influência da oferta pública de ações nos níveis de gerenciamento de resultados e seu impacto no retorno de mercado das ações das companhias brasileiras.

Healy e Wahlen (1999) conceituam que o gerenciamento de resultados ocorre quando os gestores fazem uso do próprio juízo de valor nas demonstrações contábeis para alterá-las de acordo com os seus interesses, objetivando confundir stakeholders sobre o real desempenho da companhia. Pesquisas empíricas (AHARONY; LIN e LOEB, 1993; FRIEDLAN, 1994; BEAVER e RYAN, 2000) estão surgindo na literatura contábil para investigar a existência de gerenciamento de resultados em torno de ofertas públicas de ações

A pesquisa é documental e descritiva, adotando método quantitativo. A amostra é composta por 30 companhias abertas que realizaram ofertas públicas de ações (OPA) na BM&FBOVESPA entre 01/01/2011 à 31/12/2012. Realizou-se a análise do gerenciamento de resultados, retorno das ações de dois trimestres antes e dois após a oferta pública das ações das empresas da amostra. Logo em seguida, coletaram-se os saldos de contas patrimoniais e resultados das companhias na base de dados da Economática®.

Observa-se a ocorrência de accruals discricionários negativos no período anterior e positivos no período posterior a OPA. O retorno das ações foi positivo no período posterior à oferta pública. Para testar as hipóteses de pesquisa, aplicaram-se dois modelos, no primeiro relacionou-se o retorno das ações com o gerenciamento de resultado do período pré-oferta pública, no segundo os accruals do período pré-oferta pública com o retorno das ações do período posterior, ambos não foram significativos.