RESUMO
Código: 861
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

Abrir
Arquivo

 
Associação Entre Treinamento de Vendas e A Satisfação do Cliente no Varejo de Automóveis: Um Estudo em Rede de Concessionárias no Rio de Janeiro
 

A indústria automobilística brasileira, em 2012, foi responsável por 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos, tendo representado 21% do PIB industrial e 5% do PIB total brasileiro (ANFAVEA, 2013). Dada à relevância deste mercado, o treinamento aliado à motivação representa um elemento fundamental para a satisfação do cliente, no sentido de que colaboradores capacitados são capazes de influenciar as decisões de compra, as percepções e as expectativas dos clientes (COSTA et al., 2013).

Qual o grau de associação existente entre os indicadores da satisfação do cliente e o índice de treinamento de vendas, adotados por uma montadora de veículos para sua rede de concessionárias localizada no Estado do Rio de Janeiro? O objetivo central constatar a intensidade da relação (GIL, 1999; 2002) entre as variáveis determinantes e consequentes de um modelo de satisfação do cliente e um índice que determina o desempenho das concessionárias, relativamente aos treinamentos de vendas.

2.1 A Satisfação do Cliente; 2.2 Modelos de Mensuração da Satisfação do Cliente; 2.2.1 A Escala SERVQUAL; 2.2.2 O Índice Americano de Satisfação do Cliente (ACSI); 2.3 Treinamento de Vendedores de uma Rede de Concessionárias;

3. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, pois procura identificar as relações entre variáveis; assumindo, ainda uma abordagem quantitativa (GIL, 1999; 2002; MALHOTRA, 2006). 3.1 Análise do Modelo Adotado pela Montadora para Mensuração da Satisfação dos Clientes; 3.2 Análise do Modelo Adotado pela Montadora para Obtenção do Índice de Treinamento de Vendas; 3.3 Amostragem – Satisfação dos Clientes; 3.4 Amostragem – Treinamento dos Vendedores.

Tratamento estatístico com a utilização do aplicativo SPSS 2.0, no qual foram empregados: a) Tabulação cruzada; b) Alfa de Cronbach; c) Estatística Qui-Quadrado (?²) e, ainda d) Coeficiente V de Cramer (HAIR et al., 2005; MALHOTRA, 2006).