RESUMO
Código: 876
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Modo de Entrada de Mncs de 2000 A 2014: Uma Análise Bibliométrica
 

O modo de entrada de MNCs é uma decisão estratégica que impacta diretamente os resultados de suas atividades no exterior e sua competitividade perante outros players globais. Porém, apesar de diversas teorias terem sido desenvolvidas para entender o processo de internacionalização de empresas, não existe um consenso no meio científico sobre os fatores que influenciam no modo de entrada escolhido pelas empresas em diferentes situações.

Busca-se identificar os principais clusters de palavras-chave, autores, periódicos, artigos, teorias utilizadas, áreas geográficas estudadas, tipos de indústria, e os fatores considerados na definição dos modos de entrada de empresas em diferentes regiões.

O processo de internacionalização de empresas está intimamente relacionado às suas operações no exterior e à sua competitividade. Este processo, segundo Johanson e Vahlne (1977), ocorre em quatro etapas distintas: mercado doméstico; uso de agentes para exportar produtos; venda de produtos através de subsidiárias; e produção no país de destino. Segundo Dunning e a teoria OLI (2001), diferentes variáveis relacionadas a propriedade, localização e internalização devem ser consideradas.

Este trabalho pode ser caracterizado como um estudo exploratório e descritivo que se utiliza da revisão bibliométrica como método de pesquisa (Wormell, 2000). A base de dados utilizada foi o Web of Science, e o levantamento dos dados foi realizado durante os meses de Abril e Maio de 2014. Os softwares BibExcel e VosViewer e Microsoft Excel foram utilizados na análise dos resultados e geração de clusters.

Observou-se que 80% dos artigos analisados foram publicados após 2002, indicando um aumento da importância da internacionalização no meio científico. Entre os resultados do estudo destaca-se a regionalização de determinadas teorias, principalmente da teoria de redes de relacionamento na Ásia e da teoria comportamental na Europa. Os clusters de palavras-chave podem ser divididos em três grupos: exportação, aprofundamentos teóricos e o processo de internacionalização.