RESUMO
Código: 879
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Sistema de Gestão Ambiental no Verdegreen Hotel – João Pessoa/pb: Um Estudo de Caso Sob A Perspectiva da Resource-based View
 

A necessidade de sustentabilidade tem assumido importância crescente, fazendo com que as organizações passem a tratar deste tema de maneira estratégica. Uma ferramenta que facilita a implementação de políticas ambientais é um Sistema de Gestão Ambiental (Chan & Wong, 2006), que permite às organizações melhorar a sua vantagem competitiva. Uma abordagem com foco na análise da fonte de vantagem competitiva é a Resource-Based View (RBV), auxiliada por algumas ferramentas, como o Modelo VRIO.

Considerando a carência de exploração do setor hoteleiro no que se refere a estudos que envolvem SGA’s com foco na geração de vantagem competitiva, assim como da aplicação do Modelo VRIO neste contexto, o que torna este trabalho pioneiro nesta área, este estudo objetiva avaliar os recursos e capacidades (estratégias ambientais) do SGA adotado pelo Verdegreen Hotel, identificando quais destes possuem potencial de gerar vantagem competitiva.

A fundamentação teórica aborda os principais temas envolvidos no estudo, construindo embasamento que permita a compreensão dos aspectos relacionados aos Sistemas de Gestão Ambiental e à Resource-Based View, bem como a relação que possa existir entre esses dois tópicos.

Esta investigação de âmbito qualitativo e caráter exploratório-descritivo preocupou-se em abranger aspectos da realidade estudada por meio de uma pesquisa de campo. Para isso, na coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada, pesquisa documental e observação participante. Ademais, a interpretação dos resultados e a consolidação das informações foram realizadas a partir análise de conteúdo e do modelo VRIO.

Analisando as implicações competitivas das estratégias ambientais identificadas, tem-se que dentre as 25 estratégias adotadas pelo Verdegreen Hotel, sete delas apresentaram uma paridade competitiva; oito apresentam vantagem competitiva temporária; e 10 apresentam vantagem competitiva sustentável. O levantamento realizado contribuiu para a análise das estratégias ambientais praticadas, de forma a identificar onde os esforços devem concentrar-se, na busca pela melhoria do desempenho ambiental.