RESUMO
Código: 88
Tema: Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

 

Abrir
Arquivo

 
Perspectivas e Desafios da Articulação de Organizações da Sociedade Civil Nos Processos de Cooperação Para O Desenvolvimento
 

A proposta desde artigo é fazer uma discussão sobre o papel da participação de organizações da sociedade civil nos processos cooperação internacional para o desenvolvimento (CID), identificando quais os principais atores e como ela ocorre.

Entender como as pessoas trabalham em conjunto para o benefício mútuo e para o bem maior, bem como a relação entre os cidadãos e as instituições na governança dos territórios é uma temática importante dentro dos processos de cooperação?

Trata-se de uma tema extremamente atual e relevante, não só porque novos atores têm assumido novos papéis no cenário da cooperação internacional para o desenvolvimento, bem como por perduram vários desafios, dilemas e armadilhas nos processos de desenvolvimento que buscam ser participativos e envolver de forma pró-ativa e democrática organizações da sociedade civil nessa cooperação.

Para desenvolver o trabalho foi necessário uma perspectiva qualitativa a partir da revisão de literatura disponível sobre o tema.

A participação tem um papel importante frente ao conjunto dos Organismos Internacionais e as Organizações da Sociedade Civil, que a veem como elemento fundamental nos processos de ajuda ao desenvolvimento, além de direcionar a vida dos indivíduos e constituir um dos direitos fundamentais da pessoa humana.