RESUMO
Código: 889
Tema: Comportamento organizacional

 

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Mozart, Rock e A Ativação do Pensamento Divergente e Criativo
 

A inovação é peça chave para que as empresas tornem-se competitivas no longo prazo, pois permite às mesmas responderem e anteciparem, novas demandas de mercados e clientes. (Im, Montoya & Workman, 2013). Para que isto seja possível, é necessário que as organizações, times e pessoas tenham condições tanto de criar novas ideias quanto de implementá-las. Nesse contexto, a criatividade é uma das dimensões que contribui com o processo de inovação, quer seja em produtos ou processos organizacionais..

Este trabalho contribui com os estudos sobre estimulação cognitiva ao investigar,por meio de um experimento com alunos de administração de empresas, os efeitos da música clássica sobre o pensamento divergente. Além disso, o trabalho amplia o escopo de outros estudos, ao estudar o efeito de um outro gênero musical (o rock) comparativamente tanto à música clássica quanto a ausência de estímulo específico.

Inovação como peça chave para a criatividade (Im, Montoya & Workman, 2013) Criatividade como vantagem competitiva (Amabile, 1996; Stierand & Dörfler, 2013; Anderson, Potocnik & Zhou, 2014) Pensamento criativo e a geração de múltiplas soluções ((Gilhooly, Fioratou, Anthony & Wynn, 2007) Ativação de regiões do cérebro quando da exposição à música ((Popescu, Otsuka & Ioannides, 2004, Sutton & Lowis, 2008; Webset & Weir, 2005). Efeito Mozart (Jausovec & Habe, 2005; Rauscher & Shaw, 1998)

Teste de criatividade aplicado em sala de aula com diferentes grupos de alunos submetidos a um período escutando música clássica (Mozart), rock e sem estímulo (grupo de controle). Foi feito em seguida uma análise estística dos resultados.

O resultado mostrou uma melhora no desempenho ao escutar música frente ao grupo de controle. Não houve diferença significativa entre os distintos tipos de música. Os dados estatísticos foram analisados pela técnica ANOVA.