RESUMO
Código: 891
Tema: Abordagem institucional nos Estudos Organizacionais

 

Abrir
Arquivo

 
Call Center: Uma Análise do Impacto da Disciplina Na Produtividade
 

A sociedade contemporânea tem sido constantemente monitorada e controlada, por dispositivos panópticos cada vez mais sofisticados. Neste contexto as ideias Foucaultianas tem aberto um leque de reflexões, incentivando pesquisas em diversas áreas. Sendo assim, constituímos um estudo que visa identificar as percepções do operador de call center acerca dos da disciplina como condutor para a obtenção do maior nível de produtividade organizacional.

Este artigo aborda a forma como a disciplina tem sido um fio condutor de muitas empresas no intuito de garantir a docilização dos corpos e o seu adestramento, afim de tornar o trabalhador objeto de manipulação na obtenção das suas metas. Sendo assim, visa-se analisar o impacto disciplina foucaultiana na produtividade das empresas de call center. Buscando ainda, explicar se os dispositivos disciplinares são percebidos pelos operadores de call center.

Uma empresa de call center chega a faturar bilhões por ano, além de empregar mais de 1 milhão de funcionários, neste contexto, a produtividade relacionada a este tipo de serviço, é a mola mestra, estando assim, diretamente ligada à eficiência e correlacionada ao tripé: pessoas, processos e tecnologia. Este cenário desenvolve dispositivos disciplinares e de controle dos corpos visando torna-los dóceis e adestrados com vigilância constante.

Foi aplicado questionário entre os dias 24 e 30 de julho do ano corrente, através da ferramenta on-line – google docs. Os respondentes foram selecionados através de mala direta entre profissionais da área, bem como via páginas oficiais e não oficiais de empresas de call center, onde foram convidados profissionais que afirmavam em seus perfis serem operadores de call center. Neste processo, obtivemos um total de 74 respondentes, contudo, dentre estes, apenas 54 foram considerados válidos.

A análise dos dados informa:1) 54% dos respondentes concordam que a docilização dos corpos conduz a maior produtividade;2) 61% dos entrevistados afirmam que se sentem vigiados constantemente;3) 58 % dos respondentes praticam a vigilância para com seus semelhantes;4)44% dos entrevistados concordam que os dispositivos de panópticos contribuem para maior vigilância e produtividade. 30% concordam que punições são necessárias para não prejudicar a produtividade da equipe, enquanto 29% discordam.