RESUMO
Código: 894
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Análise dos Fatores Determinantes da Escolha Pela Modalidade de Ensino Superior A Distância em Uma Ies no Sul do Brasil
 

O cenário da educação superior brasileira tem apresentado uma evolução favorável quanto à oferta de cursos e modalidades de ensino. Nota-se, que além das formas tradicionais de cursar o ensino superior, compõem este setor, outras modalidades, como as oferecidas pelas universidades empresariais e pelas instituições de ensino a distância (EAD) (CENSO EAD BR, 2012). A elevação da oferta ampliou a concorrência, exigindo das IES mais empenho para atrair e reter os candidatos.

Conhecer os anseios e os motivos que levam os candidatos a optarem pela modalidade EAD, é fundamental para a permanência e para a sustentabilidade das instituições no mercado. Desta forma, definiu-se o seguinte questionamento: que motivos levam os candidatos ao ensino superior a escolherem a EAD para cursarem a graduação? Neste caso, o objetivo principal do estudo é analisar os motivos que influenciaram os alunos do ensino superior a escolherem a modalidade a distância para cursarem a graduação.

Cada vez mais as IES a distância precisam conhecer a percepção dos alunos (PALLOFF e PRATT, 2004) para oferecer vantagens a eles (FERREIRA; CARNEIRO, 2013). Levantou-se assim, a existência de seis variáveis que podem influenciar a escolha dos alunos pela EAD: aulas somente uma vez na semana, falta de tempo para cursar outra modalidade, campanha de marketing, mensalidade barata, influência de terceiros e a crença por parte dos alunos de que estudar na modalidade a distância é mais fácil.

A pesquisa empírica ocorreu em duas etapas. Inicialmente realizou-se um estudo exploratório qualitativo para levantar variáveis que pudessem influenciar a escolha de alunos pelo ensino a distância. Na sequência, realizou-se uma survey descritiva e quantitativa com 405 alunos ingressantes na modalidade a distância. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, Teste-T e ANOVA.

As variáveis que se mostraram significante ao nível de 0,05 quando relacionadas aos motivos que levaram a escolha da EAD foram: A campanha de marketing em relação às variáveis: gênero, renda e o fato de o aluno já ter realizado, iniciado ou não outro curso superior. à influência de familiares, amigos ou colegas em relação ao gênero e; o fato de o aluno já ter realizado, iniciado ou não outro curso, o cargo e a renda.“Escolhi a EAD, pois acredito que é mais fácil” não teve diferença estatística.