RESUMO
Código: 896
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

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Iniciativas Socioambientais Compartilhadas Entre Organizações Civis e Empresariais: Caso do Projeto Com Hortaliças em Municípios Que Abastecem A Metrópole Paulistana
 

A Norma Regulamentadora nº 31 (NR 31) estabelece que o empregador rural ou equiparado, deve proporcionar capacitação sobre prevenção de acidentes com agrotóxicos a todos os trabalhadores expostos diretamente. Embora, conforme estabelecido na norma NR31, a obrigação seja do empregador rural, foram as empresas agroquímicas que tomaram a iniciativa.

A questão de pesquisa é: de que forma as empresas podem compatilhar iniciativas socioambientais com organizações civis e de governo compatíveis com a sua estratégia de negócios ? O objetivo desse estudo é investigar como empresas de grande saliência no impacto social e ambiental, como as empresas agroquímicas, podem gerar benefícios à comunidade e ao meio ambiente.

Perez-Aleman e Sandilands, no estudo de caso da parceria Starbuck e Conservation International (entidade não governamental) concluíram que a principal motivação para parcerias entre empresas e entidades não governamentais é a legitimidade externa que as empresas procuram devido à pressão, pela sociedade, de tornarem-se socialmente responsáveis. Michael Porter e Mark Kramer são favoráveis que as empresas criem valores compartilhados (“shared value”) com foco no progresso econômico e social.

A metodologia utilizada nesse trabalho é o estudo de caso. Foram utilizadas duas dessas fontes: observação participante e documentação. O estudo de caso trata do projeto ocorrido em dois momentos, nos anos de 2006 e 2008, e em duas regiões de São Paulo, que reuniu grandes empresas do setor de agroquímica: BASF, Arista LifeScience e FMC Química.

O projeto proporcionou um benefício aos pequenos agricultores dos municípios já que enfatizou o acesso às informações sobre o correto manuseio e aplicação de produtos químicos nocivos à saúde humana, dos quais estão diretamente expostos. Um total de 555 trabalhadores rurais participaram parcialmente das atividades do projeto, sendo que 296 atingiram a carga horária minima de 20h. Constatou-se uma criação de valor para as empresas participantes, uma vez que estavam presentes com suas logomarcas.