RESUMO
Código: 902
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
O Qualis Reflete O Impacto dos Artigos das Revistas Brasileiras de Contabilidade?
 

A Capes utiliza o sistema de classificação de revistas chamado Qualis para classificar os periódicos onde são publicados os artigos produzidos por docentes dos programas de pós-graduação. A cada três anos, faz-se uma revisão da classificação desses periódicos com o objetivo de que ela sirva como medida do impacto destes periódicos e assim, permita a avaliação da produção científica dos programas cuja nota contribui com um quesito que tem peso de 35% na atribuição da nota ao programa.

Este artigo versa sobre a seguinte questão de pesquisa: O Qualis reflete o impacto dos artigos das revistas brasileiras de Contabilidade? O objetivo desta pesquisa consiste em analisar se a estratificação onde estão alocados os periódicos brasileiros de contabilidade reflete o impacto das pesquisas por eles veiculadas.

A revisão bibliográfica desta pesquisa apresenta como pesquisadores costumam utilizar a estratificação do Qualis para criar amostras de revistas sobre as quais escrevem revisões de literatura e bibliometrias. Também são expostos os critérios estabelecidos pela Capes para classificação dos periódicos da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo nos dois últimos triênios.

A pesquisa contém dados documentais e dados coletados em campo. A amostra de artigos que esta pesquisa analisou foi composta de 1765 artigos publicados nas 15 revistas mantidas por programas de pós-graduação em Contabilidade no Brasil. A quantidade de citações que cada artigo possui foi coletada no Scholar Google. O período analisado foi de 2007 a 2012. A normalidade das distribuições e a diferença de médias foram testadas por meio do Kolmogorov-Smirnov e o Mann-Whitney.

Os dados foram analisados por triênio e pelo período completo. A revista que recebe maior média de citações é a Revista de Contabilidade e Finanças e esta média é estatisticamente diferente das 14 demais revistas que se reúnem em dois grupos distintos de tamanho 8 e 6. A análise mostrou que mais de 43% dos artigos publicados nunca recebeu citação. O percentual de artigos nunca citados é negativamente relacionado ao tempo de publicação.