RESUMO
Código: 907
Tema: Governança e dividendos

 

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Fatores Que Influenciam Os Honorários de Auditoria: Análise das Empresas Brasileiras Listadas Na Bm&fbovespa
 

Com o aprimoramento da governança corporativa, novas práticas devem ser incluídas com o intuito de melhorar a qualidade dos relatórios, implicando em maiores custos às empresas (BORTOLON; SARLO NETO; SANTOS, 2013). Em um mercado competitivo o auditor enfrenta o problema de estabelecer um honorário justo em função de alguns fatores, pois deverá cobrir os seus custos, com o plano de trabalho que lhe é confiado e ainda, compensar os potenciais efeitos adversos (JARAMILLO; BENAU; GRIMA, 2012).

A questão de pesquisa é a seguinte: Quais são os fatores que influenciam os honorários de auditoria das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa? Com o intuito de responder a questão apresentada tem-se o objetivo deste estudo que consiste em identificar os fatores que influenciam os honorários de auditoria das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa.

Para fundamentar o presente estudo, o referencial teórico aborda a governança corporativa alicerçada na Teoria da Agência, com o foco nos mecanismos de monitoramento, como reflexos aos custos de agência. Na sequência, esta abordagem é encaminhada a auditoria independente, agente de governança corporativa, discutida na abordagem dos honorários de auditoria. Por fim, os estudos correlatos foram apresentados com o intuito de contribuir para com os resultados encontrados neste estudo.

Realizou-se uma análise descritiva quanto ao objetivo, com abordagem quantitativa, por meio de pesquisa documental. A amostra compreende 259 companhias abertas listadas na BM&FBovespa, que possuíam todos os dados necessários para a realização deste estudo. O período de análise compreendeu o período de 2010 a 2012. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e análise de regressão linear múltipla.

As variáveis significativas nos anos analisados foram os serviços de não auditoria, tamanho da empresa, complexidade 2 (número de subsidiárias) e empresa de auditoria, sendo consideradas as variáveis do modelo que influenciam o valor dos honorários de auditoria da amostra analisada, corroborando com os estudos de Jaramillo, Benau e Grima (2012), Hoitash, Markelevich e Barragato (2007), Gonthier-Besacier e Schatt (2007), Hallak e Silva (2012), Mayoral e Segura (2007) e Naser e Nuseibh (2007).