RESUMO
Código: 908
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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Envolvimento do Consumidor Com O Automóvel: Uma Avaliação do Uso da Escala New Involvement Profile - Nip
 

Considerado como um dos grandes inventos da era industrial e criado inicialmente para servir de meio de transporte, o automóvel faz parte do dia-a-dia de milhões de pessoas e é considerado, por muitos brasileiros, como gênero de primeira necessidade, simbolizando valores que vão além de um mero meio de transporte. A complexidade das análises das necessidades e desejos dos clientes pode ser aumentada quando o tema em questão é o automóvel.

Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicabilidade da escala NIP (New Involvement Profile) de Jain e Srinivassan (1990) e analisar seus fatores de relevância, prazer, valor simbólico e importância e probabilidade de risco, segundo o consumidor. Diante deste contexto, o presente estudo investiga o grau de envolvimento das pessoas com o automóvel, trazendo informações relevantes para o entendimento de como os indivíduos se relacionam com este importante objeto social.

O conceito de envolvimento do consumidor com produto é definido por Zaichkowsky (1985) como sendo a relevância percebida pelo consumidor para com o objeto em questão, de acordo com suas necessidades, valores e interesses intrínsecos. A escala NIP, de diferencial semântico, é composta por cinco dimensões: 1) fator de relevância: 2) fator de prazer 3) fator valor simbólico 4) fator risco percebido 5) fator probabilidade de risco. Essa escala tem possibilidade de utilização para diversos produtos.

Estudo exploratório, com aplicação da escala NIP para avaliar a sua aplicabilidade na investigação do grau de envolvimento do consumidor com o automóvel. A amostra de conveniência compreendeu 107 consumidores proprietários de veículos, residentes na cidade de São Bernardo do Campo. A pesquisa é complementada com dados socioculturais dos respondentes com o objetivo de traçar o seu perfil. A escala NIP compreende 15 assertivas, de fácil aplicação, adequada a diferentes classes de produtos.

Este estudo empírico investigou a aplicação da escala NIP (New Involvement Profile) para medir o envolvimento de consumidores com automóveis. A análise fatorial dos dados identificou as variáveis que compõem as dimensões de acordo com a escala NIP, isto é, com exceção da variável P10, as demais se mostraram adequadas na aplicação da escala para o produto automóvel. O trabalho indica a necessidade de uma investigação mais profunda para a dimensão "importância de risco"