RESUMO
Código: 909
Tema: Inovações em Ti e Redes Sociais

 

Abrir
Arquivo

 
A Inserção do Componente Tecnológico no Ensino da Administração Na Graduação Com Base em Instrumentos de Avaliação Nacional
 

A área de pesquisa que reúne o componente tecnológico no ensino da administração no Brasil nos currículos dos cursos de graduação em administração busca uma maior consolidação e discussão tanto teórico quanto prático ajudando na construção de pesquisas que sejam cumulativas e evidenciando assim a orientação para o ajuste de disciplinas que compõe esta área nos cursos.

Este estudo norteou o seguinte problema de pesquisa: como está estruturado o componente tecnológico dentro do currículo dos cursos de graduação em administração no Brasil com base nas últimas avaliações realizadas pelo Enade e Guia do Estudante? Com este questionamento buscou-se como objetivo estabelecer um panorama de como está estruturado o componente tecnológico dentro das principais Instituições de Ensino Superior - IES do país que possuem cursos de graduação em administração.

Barki et al. (1988) e Barki et al. (1993) talvez possua o trabalho de maior referência em estudos da área de sistemas de informação e tecnologia da informação por definir diferentes tópicos, sendo conhecido por muitos como o esquema de classificação MISQ (em referência ao artigo, publicado na revista MIS Quarterly). Hoppen e Meirelles (2005) mapearam temas abordados a área tecnológica nos estudos da administração no Brasil, analisando também a qualidade de artigos publicados no País.

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2013 e primeiro de 2014, no qual os dados que contemplaram a análise desta pesquisa foram obtidos através de um estudo exploratório e descritivo. O critério de seleção foram os últimos resultados obtidos no curso no Enade (2012) e no Guia do Estudante (2014). As IES que foram selecionadas para esta pesquisa tiveram como critério de escolha o conceito “5” do Enade ou conceito “5” do Guia do Guia do Estudante, sendo selecionas 107 IES.

A pesquisa possibilita o entendimento de que analisando o cenário atual dos cursos de administração no Brasil. Observou-se que a média resultante da carga horária total do curso pela carga horária do componente tecnológico nos cursos de administração indicaram que a região que mais destina carga horária proporcionalmente a carga horária total foi da região Nordeste. Foram analisadas e agrupadas as disciplinas com base na teoria administrativa de Katz (2009) observando as similaridades.