Nos últimos anos, o Brasil tem experimentado mudanças significativas na oferta da Educação Superior. O número de Instituições de Ensino Superior (IES) variou 150% entre 2001 e 2012. Além disso, há no Brasil 372 IES classificadas como universidades, centros universitários ou institutos com mesmo perfil, sendo 42,5% públicas e 57,5% privadas, e 2044 faculdades, sendo 92,9% privadas (BRASIL, 2012).Desta forma, a Educação Superior Brasileira é constituída predominantemente por Faculdades privadas.
Nesse contexto, mantenedores e gestores das IES privadas brasileiras passaram a enfrentar maiores desafios para a manutenção e desenvolvimento de seus negócios, emergindo como um foco de investigação o desempenho das IES sob a ótica da discussão de modelos organizacionais. O projeto de pesquisa proposto tem o objetivo de construir e testar um modelo representativo do desempenho das IES privadas brasileiras a partir de recursos presentes na teoria dos modelos organizacionais.
Em contextos específicos, os estudos sobre gestão organizacional têm sugerido a contribuição de alguns componentes desse processo para a construção dos resultados da organização, os quais podem envolver diferentes facetas do empreendedorismo, seja, na sua expressão dada pela orientação empreendedora (OE), pelo intra-empreendedorismo, pelo empreendedorismo corporativo; podem envolver, ainda, a influência do capital humano, bem como com capital social.
Para obter os construtos e dimensões constituintes de um modelo para o desempenho, será realizada pesquisa bibliográfica acerca das teorias que envolvem modelos organizacionais. Ainda em nível exploratório, serão realizadas entrevistas com especialistas para a identificação das variáveis que serão indicadores das dimensões/construtos do modelo.Uma vez constituído o modelo, será realizada uma pesquisa descritiva com dados primários, junto a uma amostra de IES privadas, para validação do modelo.
Para examinar a significância estatística do modelo proposto, será necessário utilizar algumas técnicas de análise multivariada, tais como Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e posteriormente a Modelagem de Equações Estruturais.
|