RESUMO
Código: 910
Tema: Contabilidade financeira e gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Características do Perfil de Riscos e Qualidade do Disclosure das Companhias Abertas Brasileiras
 

Gestão de riscos gera discussões e estudos no âmbito acadêmico e profissional. Em todos os ambientes, inclusive empresarial, os riscos podem ocorrer e é importante gerenciá-los, mitigá-los, além de divulgá-los aos stakeholders. Para determinar o perfil de riscos, são necessárias definições de indicadores de desempenho e volatilidade. Na maioria das empresas, a qualidade do disclosure sobre gestão de risco não tem sido demonstrada, apesar de existirem orientações do COSO ERM (2004) e IBGC (2007).

Qual é a influência do perfil de riscos na qualidade do disclosure das companhias abertas brasileiras? Dessa forma, o objetivo é analisar a influência do perfil de riscos na qualidade do disclosure das companhias abertas brasileiras.

Gerenciamento de riscos corporativos atrela-se ao processo aplicado no estabelecimento de estratégias, formuladas para identificar eventos em potencial, capazes de afetar a organização, e administrar os riscos (COSO, 2004). Para determinar o perfil de riscos são necessárias definições de indicadores de desempenho e volatilidade (IBGC, 2007). Na ligação entre a transparência e governança corporativa o intuito de melhorar a governança, a transparência é aumentada (HERMALIN; WEISBACH, 2007).

Pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com aplicação de análise de regressão linear múltipla. Foram analisadas as companhias listadas BM&FBOVESPA e premiadas pela ABRASCA em 2012. Foram coletados os dados referentes à pontuação recebida sobre disclosure de gestão de riscos pela ABRASCA e as demais variáveis independentes sobre características do perfil de riscos, com base em IBGC (2007) foram coletadas da base Economática® e do formulário de referência da BMF&BOVESPA.

A volatilidade das ações das empresas tem efeito significativo ao nível de 0,05 e negativo na influência do disclosure diferenciado de gestão de riscos. A retirada das demais variáveis do modelo melhoraram sua significância e poder de explicação do referido disclosure. Indicadores de desempenho como a Alavancagem financeira e ROE não tiveram significância. Semelhante aconteceu com o nível de governança corporativa, dividendos, valor da ação, fluxo de caixa operacional e tamanho da empresa.