RESUMO
Código: 921
Tema: Aprendizagem nas organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Diagnóstico das Dimensões da Gestão do Conhecimento em Serviços de Saúde: Um Estudo de Caso no Setor de Oncologia
 

O segmento da prestação dos serviços em saúde convive constantemente com a necessidade de incorporar novos conhecimentos estimulados pela descoberta de novas tecnologias, sejam recursos ou modelos assistenciais inovadores. Nos estudos apresentados por Batista (2004), consta a inexistência de indicadores para avaliar o desempenho dos projetos de gestão do gonhecimento de várias organizações públicas, incluindo o setor de saúde, assim como a inexistência de sistemas de acompanhamento dos resultado

Tendo em vista, o crescimento significativo da demanda por tratamento médico oncológico, o grande investimento realizado para a ampliação do atendimento, aquisição de novos equipamentos e ampla divulgação nos veículos de comunicação, questiona-se: quais são os elementos que compõe a gestão do conhecimento no setor de oncologia de um hospital? O trabalho tem por objetivo geral diagnosticar os elementos que compõem as dimensões da gestão do conhecimento no setor de oncologia dos serviços prestado

Gestão do Conhecimento e Teoria da Criação do Conhecimento - Nonaka e Takeuchi (1997), Davenport e Prusak (1998), Lancioni e Chandran (2009), Nonaka e Konno (1998). Maturidade e medição da gestão do conhecimento - Khalili (2012), Terra (1999), Fonseca et al (2010). Método OKA - Organizational Knowledge Assessment - Fonseca (2006)

Este trabalho é considerado um estudo de caso aplicado e quantitativo. Realizado no setor de oncologia vinculado ao Hospital Nosso Senhora Auxiliadora da cidade de Três Lagoas - MS. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação do questionário estruturado do método OKA. Os dados coletados foram analisados pelo software SysOKA.

Verifica-se que a equipe multidisciplinar do setor de oncologia do HNSA possui ao menos um ponto forte em cada ponto das dimensões do método OKA, isto é, pessoas, processos e sistemas. O resultado do diagnóstico apresenta de forma simples as áreas do conhecimento que necessitam de ações de curto, médio e longo prazo, como métricas e monitoramento, fluxo do conhecimento, incentivos culturais e outros. O gráfico Spider Geral mostra as dimensões classificadas como ponto neutro da GC do setor.