RESUMO
Código: 93
Tema: Estratégia Competitiva

 

Abrir
Arquivo

 
Aplicação do Modelo Canvas Para O Modelo de Negócios do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal
 

Na tentativa de congregar conceitos importantes de estratégia em um modelo simples e visual, o Business Moldel Canvas, desenvolvido por Osterwalder e Pigneur (2011) é uma ferramenta para descrever como uma organização cria, entrega e captura valor ou, em outras palavras, descreve o seu modelo de negócios (Kallás, 2012). Esta ferramenta é composta por quatro áreas de negócio, articuladas por nove blocos constituintes.

Ante o dinamismo e as mudanças setor bancário brasileiro, torna se fundamental analisar e prover por meio do qual as estratégias das empresas possam visualizar com mais clareza o funcionamento dos respectivos modelos de negócios. Portanto, o objetivo do presente trabalho é esclarecer a relação entre os modelos de negócios de dois bancos públicos federais brasileiros: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A partir disso, solucionar falta de uma definição formal padronizada através de metamo

para analisar os modelos de negócios é necessário compreender o comportamento da criação de valor das duas abordagens, a do posicionamento e da RBV. Os modelos de negócios não devem descrever isoladamente o ambiente interno ou externo da empresa, mas as atividades internas com a sua rede, para atender as necessidades dos consumidores e dos demais stakeholders, ou seja, o propósito da criação de valor.

O modelo Canvas é composto de nove blocos: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, parceiros principais e estrutura de custo, que cobrem as quatro áreas principais de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

A proposta de valor do Banco do Brasil está baseada no desenvolvimento econômico e social. Essa proposta pode ser identificada no fomento de negócios com forte apelo social, como os programas Minha Casa Minha Vida e Microcrédito Produtivo Orientado, continuaram na estratégia do banco, constituindo parte fundamental da missão empresarial e promover o desenvolvimento sustentável do Brasil. A proposta de valor da Caixa é atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país.