RESUMO
Código: 931
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Competitividade em Clusters de Biomedicina: Um Estudo dos Fatores de Influência
 

Empresas biomédicas formam um subconjunto de alta tecnologia e alto crescimento econômico que demandam necessidades de localização do complexo e a formação de uma estrutura social de apoio. Justifica-se, portanto, a investigação do fenômeno biomédico para que se possam entender os fatores que permitem o desenvolvimento de clusters dinâmicos e competitivos.

O problema de pesquisa consiste no aprofundamento da literatura de competitividade de clusters biomédicos e na identificação de seus respectivos fatores de influência. Os objetivos são: - Verificação da aderência dos fatores do modelo Zaccarelli et al. (2008) e do modelo Todeva (2008) em clusters biomédicos na Inglaterra e no Brasil; - Identificação de outros fatores de competitividade nestes clusters; - Consolidação dos fatores de competitividade em clusters biomédicos.

Clusters são estruturas compostas por organizações alinhadas que passam a usufruir de certos benefícios que ampliam o seu poder competitivo em relação às empresas isoladas. Trata-se de aglomerações de empresas, localizadas em uma mesma área geográfica, conectadas por atividades de valor agregado e que se beneficiam por ter acesso localizado a mercados de entrada e saída, a infraestrutura e a coordenação ambiental através de instituições e políticas por parte do setor público e privado.

Serão analisados dois clusters biomédicos, um no Brasil e outro na Inglaterra através dos modelos Zaccarelli et al (2008) e Todeva (2008), ambos com aspectos quantitativos e qualitativos. Serão coletados dados primários (entrevistas) e secundários (documentos). Seguem as etapas: 1 Descrição do setor e dos clusters, 2 Mapeamento dos clusters e avaliação do seu desempenho, 3 Análise da competitividade dos clusters e 4 Identificação de fatores de competitividade peculiares aos clusters biomédicos.

Na Inglaterra, a região conhecida como Great South East registra grande número de empresas pertencentes ao cluster biomédico. No Brasil, a cidade de Ribeirão Preto é a quinta maior fabricante de equipamentos do setor biomédico do país. Ambos os clusters possuem Universidades e centros de pesquisa nesta área, disponibilidade de mão de obra especializada, centros de excelência na área da saúde, facilidade de obtenção de assistência técnica, infraestrutura e a proximidade de feiras e exposições.