RESUMO
Código: 932
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Estágio de Vantagem Competitiva no Setor Imobiliário: O Caso da Incorporadora Penta
 

A crescente dinâmica do mercado imobiliário tem proporcionado benefícios significativos para a economia brasileira e quando o cenário está favorável, as organizações devem buscar a melhor forma para alcançar maior desempenho. Nesta linha de raciocínio, Porter (2004) e Barney e Herstely (2011) postulam que uma empresa obtém vantagem competitiva quando consegue gerar valor superior sobre seus competidores e garantir um retorno significativo, dentro do seu mercado consumidor.

A pesquisa investigou se a Incorporadora Penta pode ser classificada no estágio de Vantagem Competitiva Sustentável. O objetivo foi verificar o estágio da Vantagem Competitiva da Incorporadora Penta, tendo como objetivos específicos: (1) a identificação das categorias de avaliação da vantagem competitiva; (2) uma análise comparativa de dois métodos de avaliação e (3) apresentação de um balanço de vantagem competitiva das categorias e subcategorias analisadas no estudo de caso.

A visão baseada em recursos foi estudada por diversos autores destacando-se (BARNEY, 1991; EISENHARDT; MARTIN, 2000; GRANT, 1991; PETERAF, 1993; WERNERFELT, 1984). Nesse período houve um delineamento da perspectiva alternativa em relação à tradicional teoria da análise estrutural da indústria, postulada por Porter (2004, 1985). Os atuais estudos de Peng (2008, p.75) defendem a direta relação entre os recursos e capacidades valiosos e desempenho da empresa.

Trata-se de um estudo positivista, estudo de caso, descritivo, qualitativo, com uso de análise de conteúdo, e escala likert (1 a 4) e escala nominal (sim/não) para avaliação dos recursos estratégicos da Incorporadora Penta. O entrevistados foram diretores da empresa Penta e seis imobiliárias parceiras nos empreendimentos da empresa Penta e a coleta de dados foi por meio de entrevistas no primeiro semestre de 2013. Utilizam-se os aplicativos Atlas Ti 5.0 e Excel.

Para a classificação dos resultados, observando a técnica de quartis, considerou-se que a partir de 90% a empresa estaria em Vantagem Competitiva Sustentável. Na opinião de todos (Penta e Parceiros), o recurso Imagem da empresa foi o melhor colocado com média de 84,82%, seguido do recurso Suporte Físico e Administrativo com média de 80,36%, Qualidade do Produto com 76,79%, e Parcerias com 75,79%.