RESUMO
Código: 937
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

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Aquilo Que É Práticado É Percebido? Uma Análise da Responsabilidade Social no Brasil A Partir do Público Interno
 

Uma inquietação dos estudiosos do campo da RSC é saber se uma atuação socialmente responsável por parte das empresas tem impacto em algum aspecto sobre os stakeholders. Concomitantemente, o discurso do alinhamento entre as práticas empresariais e a estratégia organizacional ganhou força. Nesse contexto de alinhamento, é preciso averiguar se há um alinhamento entre aquilo que é praticado pela empresa em RSC e a percepção dos empregados.

Esta pesquisa foca na percepção dos empregados em relação à atuação socialmente responsável da empresa, com o intuito de identificar se há um alinhamento entre aquilo que é praticado pela empresa e a percepção do empregado, em especial se a percepção do empregado é algo dependente de uma atuação socialmente responsável. A hipótese do trabalho é: As percepções dos empregados em relação à RSC de suas empresas independem da prática empresarial das mesmas.

Duas vertentes são desenvolvidas para o quadro teórico. A primeira tem foco em identificar características dos empregados que podem levá-los a ter uma determinada percepção do fenômeno da RSC na empresa: sexo, idade, escolaridade, tempo de empresa e posição hierárquica. A segunda adentra no cerne da discussão deste trabalho, tratando a questão do alinhamento entre o que é praticado pela empresa e aquilo que é percebido pelos empregados e a influência da prática sobre a percepção dos empregados.

Este estudo utiliza dados secundários da pesquisa Melhores Empresas Para Você Trabalhar (MEPT) realizada pelo PROGEP-FIA e pela Editora Abril, que publica anualmente uma lista com as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A referida pesquisa utiliza a metodologia de clima organizacional combinada com avaliação sobre práticas e políticas de gestão de pessoas.

A análise dos resultados é divida em três partes. A primeira para caracterizar a amostra estudada. Em um segundo momento são realizados testes estatísticos para atender ao objetivo do estudo e confirmar ou refutar a hipótese proposta. Por fim, os resultados são discutidos a luz da literatura, sugestões de pesquisas futuras são propostas, bem como as implicações gerenciais.