RESUMO
Código: 94
Tema: Estratégias e Operações de Marketing

 

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Revisão da Produção Científica Brasileira em Segmentação de Mercado
 

O conceito de segmentação de mercado parte do pressuposto de um mercado heterogêneo formando mercados menores homogêneos, em respostas às diferenças de preferência, atribuídas aos desejos dos consumidores. Ainda que seja um assunto que remonta a década de 1950, a segmentação de mercado é uma área promissora, em termos de publicação acadêmica tendo suas principais publicações modelos empíricos e como ferramenta auxiliadora de conhecimento do consumidor.

Artigos bibliométrico são importantes quando se busca o conhecimento da área e do processo histórico sobre determinado assunto e para a realização de comparações do que se pretende fazer e do que está sendo feito. No Brasil, não há nenhum artigo bibliométrico específico sobre segmentação de mercado. A partir desse levantamento esse artigo tem como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos sobre segmentação de mercado no Brasil, a partir de um estudo bibliométrico.

A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada nas bases de segmentação de mercado: Tipos de segmentação (KOTLER, 2008; OLIVEIRA-BROCHADO; MARTINS, 2008); Critérios (DESARBO; GRISAFE, 1998; WEDEL; KAMAKURA, 2000; DESARBO; DESARBO, 2003); Base da segmentação (FRANKY; MASSY. WIND, 1972); Metodologia (WEDEL; KAMAKURA, 2000). Também foram utilizadas as proposições de trabalhos futuros sugeridas por Wedel e Kamakura (2001) e Foedermayr e Diamantopoulos (2008) como agenda de pesquisa internacional.

Foi utilizado o método bibliométrico. A coleta de dados foi realizada utilizando-se as palavras-chave segmentação em cada edição dos periódicos e dos anais dos eventos desde que foram criados. As amostras foram revistas pertencentes ao substrato A2 e B1 da Qualis CAPES do triênio 2010-2012 e os eventos EMA e EnANPAD.

Os principais resultado encontrados foram: os artigos nacionais não têm a segmentação de mercado como foco de pesquisa; a literatura usada para a realização dos artigos analisado não respeitam as bases traçadas para a segmentação de mercado; os artigos não trazem implicações gerenciais; não há autores brasileiros que estejam trabalhando de forma contínua. A partir do ano de 1993 as publicações sobre o tema se tornaram constantes, atingindo o seu pico, e posterior declíneo, em 2008.