RESUMO
Código: 944
Tema: Governança e dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Detecção do Income Smoothing em Empresas do Setor de Exploração de Imóveis Relativo Às Propriedades Para Investimento Mensuradas Pelo Custo e Pelo Valor Justo
 

O processo de convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais impulsionou a elaboração de muitas pesquisas. As diversas modificações conceituais conferiram aos preparadores dos relatórios contábeis, maior poder de julgamento. As escolhas de práticas contábeis feitas pelos gestores não são realizadas de maneira imparcial, pois são influenciadas por diversos incentivos econômicos (contratuais ou não) existentes.

A adoção de procedimentos contábeis distintos para a contabilização de um mesmo item oferece a oportunidade de se investigar novos estudos classificados na literatura contábil como accounting choice. O objetivo desta pesquisa foi detectar se as empresas do setor de exploração de imóveis praticam o income smoothing (alisamento de resultados) quando optam por avaliar as suas propriedades para investimento, pelo método do custo ou pelo método do valor justo, conforme permitido pelo CPC 28 (IAS 40).

Dentre as atividades de gerenciamento de resultados, a prática de reduzir a volatilidade do resultado contábil divulgado em torno de um resultado esperado, por meio do uso de métodos contábeis permitidos é denominada de income smoothing (alisamento de resultados). Os modelos mais utilizados nas pesquisas brasileiras sobre o income smoothing são: Eckel (1981) e Leuz, Nanda e Wisocky (2003) e a metodologia de análise dos dados mais utilizada é a Análise Univariada e Regressão Logística Binomial.

A amostra consistiu da totalidade das companhias classificadas pela BM&FBovespa, do segmento de exploração de imóveis e que publicaram demonstrativos contábeis no período de 2009 a 2013. Para medir o impacto das variáveis independentes na prática de income smoothing foi ajustado um modelo logístico de dados em painel de efeitos aleatórios.

Foi calculado o Índice de Alisamento de Eckel, e constatou-se que 57% das empresas que adotaram o método de custo e 67% das que adotaram o método do valor justo praticaram o income smoothing. Em seguida, foi realizada a regressão logística e concluiu-se que nenhuma das variáveis explicativas (Endividamento, Tamanho da empresa, Crescimento e CPC) apresentou significância estatística com o income smoothing.