RESUMO
Código: 957
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem e Sua Relação Com A Avaliação da Docência: Um Estudo Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
 

Com o avanço da tecnologia o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) vem tendo uma utilização cada vez mais frequente, até mesmo no ensino presencial. No caso da UFRN o sistema adotado (SIGAA) dispõe de uma série de recursos, como: tópicos de aulas, inserir arquivos, notícias e frequências, além da avaliação institucional, realizada tanto por alunos, quanto por docentes. Além disso, a avaliação do docente, realizada pelo aluno é de suma importância para melhoria na qualidade do ensino.

Na busca do melhor entendimento do comportamento de uso dos ambientes virtuais de aprendizagem pelos docentes que atuam nos cursos de graduação presencial da UFRN na área de humanas, este estudo propõe compreender a relação existente entre a utilização das ferramentas da “Turma Virtual” do SIGAA com a avaliação da docência realizada pelos alunos.

Atualmente, a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA tem se tornando cada vez mais constante em vários níveis de ensino. Isso se deve a relativa facilidade de manuseio das plataformas virtuais, basta que se tenha conhecimentos básicos, capazes de manipular e desenvolver atividades no ambiente virtual (BOTTENTUIT JUNIOR; COUTINHO, 2007). Os resultados das avaliações docentes possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior.

Foram utilizadas três técnicas de análise quantitativa: Análise de Cluster com o objetivo de separar os elementos em dois grupos (aqueles que mais utilizam daqueles que menos utilizam as ferramentas); Análise Discriminante para verificar a existência de diferença significativa entre os grupos com maior e menor utilização das ferramentas; Regressão Múltipla para analisar a relação de causalidade nas variáveis independentes (sexo, anos trabalhados, turmas) na variável dependente (avaliação).

Foi verificada uma relação de causalidade entre as variáveis independentes (sexo, anos trabalhados, turmas) na variável dependente (avaliação), constatou que as mulheres possuem em média uma avaliação docente melhor do que comparada aos homens. Assim como, o número de Turmas tem um efeito negativo sobre a avaliação, tendo em vista que quanto maior o número de turmas menor a avaliação. E quanto aos anos trabalhados dos docentes, apresentam um efeito negativo na variável avaliação.