RESUMO
Código: 963
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Barreiras e Facilitadores Intraorganizacionais A Adoção de Novas Tecnologias
 

O uso cada vez mais intensivo de tecnologia tem sido frequente visando o aumento da produtividade e rentabilidade. Internamente as organizações, novas tecnologias podem contribuir com a melhoria da eficiência e eficácia dos processos. em sua implementação, a despeito das claras vantagens.

Assim, a pergunta norteadora do estudo foi: - Quais são as principais barreiras e facilitadores intraorganizacionais a adoção de novas tecnologias? Que papel tem a cultura organizacional e as práticas de gestão de pessoas nesse contexto?

Da revisão da literatura depreende-se que há convergência entre os autores consultados para as seguintes categorias de fatores intra-organizacionais: -Estratégia e estrutura; -Infraestrutura e Processos: recursos humanos e materiais necessários. Normas e procedimentos favoráveis. -Cultura Organizacional e Práticas de RH: inclui aspectos relacionados à cultura inovativa, tolerância ao erro e também as práticas de RH – focadamente as relacionadas às recompensas. - Gestão Tecnológica.

A partir do referencial teórico, definiu-se o quadro de referência para o levantamento de campo. A pesquisa pode ser concebida como exploratória, com uso do método de estudo de caso em empresa multinacional de bens de capital. A coleta de dados utilizou abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionário e entrevistas com o responsável pela área Gestão de Tecnologia e com Gestora da área de RH.

A pesquisa empírica revelou como aspectos mais relevantes como barreiras e facilitadores a adoção de novas tecnologias: Os relacionados a Estratégia e a política tecnológica são considerados facilitadores, com destaque para o comprometimento da Alta Direção . A Cultura organizacional percebida como barreira, especialmente a “tolerância a erros/ manutenção do status quo”. Não houve concordância quanto a relevância de recompensas para iniciativas de inovação na introdução de novas tecnologias.