RESUMO
Código: 966
Tema: Promoção da Eficência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

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Marketing Público: Uma Plataforma de “trocas” no Setor Público.
 

No Marketing aplicado ao setor público o objetivo é o de intervir, na busca de promover trocas por meio de programas de saúde, educacionais, econômicos e sociais em prol do desenvolvimento sustentável da sociedade. Constantemente, as organizações do setor público se voltam para o setor privado buscando encontrar estratégias, práticas e ferramentas que permitam aprimorar e melhorar a oferta de serviços públicos à população.

O objetivo deste ensaio é apresentar o Marketing Público como um conjunto de atividades para planejar, implementar e controlar programas sociais, oriundos de políticas públicas, destinados a satisfazer as necessidades dos cidadãos, por meio de serviços públicos, dos preços – monetário e não monetário –, da distribuição dos mesmos, da comunicação dos programas, bem como de profissionais que possam harmonizar esses processos.

Outra questão relevante à aplicação do Marketing às organizações públicas, diz respeito ao esforço que deve ser realizado para que a condição monopolística do Estado, como provedor de serviços públicos, leve a administração pública a tratar os cidadãos como “reféns”, em vez de trata-los como cidadãos-consumidores. O Marketing Público visa produzir resultados e valores aos clientes e/ou consumidores, no setor público não é diferente; mesmo porque, os cidadãos também são consumidores.

Ensaio, apenas levantamento teórico.

Ensaio, apenas levantamento teórico.