RESUMO
Código: 971
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Adaptação Estratégica no Preparatório dos Alunos Para O Enade Sob A Égide do Modelo Contexto, Conteúdo e Processo de Pettigrew
 

As Instituições de Ensino Superior (IES), visando se adaptar as novas formas de avaliação vem procedendo a mudanças estratégicas que demandam maior adaptabilidade e velocidade na obtenção dos resultados almejados.

Assim, no presente trabalho se definiu como problema de pesquisa a seguinte questão: Como se deu a adaptação estratégica no preparatório dos alunos para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ocorrida na FAMETRO? Para tanto o objetivo geral consistiu em analisar as mudanças ocorridas na FAMETRO, no que diz respeito à estratégia no preparatório dos alunos para o Enade sob a égide do modelo contexto, conteúdo e processo proposto por Pettigrew.

De acordo com Monroe (1985), Rossato (1989) e Weber (2001), o enfrentamento de mudanças na evolução histórica das instituições de ensino fez com que estas se utilizassem de muitas estratégias de adaptação. Para Ceretta e Sausen (2010), devem-se combinar as estratégias para melhor utilização das oportunidades. Ainda enfatizam que para o sucesso da organização a competência da administração é tão importante quanto suas estratégias.

O objeto de estudo foi a Instituição de Ensino superior Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Os dados forma coletados por meio de entrevistas. Estas foram amparadas no modelo proposto por Pettigrew (1987): conteúdo, contexto e processo. As questões versavam sobre o foco da mudança (conteúdo); o ambiente interno (a estrutura, cultura, gestão) e o ambiente externo, destacando-se os aspectos nacionais, sociais, econômicos (contexto); e a forma que a mudança acontece (processo)

A mudança estratégica da FAMETRO ao alinhamento com a cultura Enade pode ser descrita em três etapas: uma fase passiva, onde não era dada a devida importância aos objetivos preconizados pelo MEC/Enade; uma fase que perdura até o final de 2012, onde foi implementado um plano efetivo de mudança de postura e posicionamento com relação ao diferencial estratégico no mercado da IES com o conceito Enade; e uma terceira fase que a pesquisa iniciou essa captação, que seria uma fase além do Enade.