RESUMO
Código: 979
Tema: Desempenho Social Corporativo (CSP)

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo Sobre A Relação Entre Desempenho Social Corporativo e Retenção e Satisfação de Funcionários
 

A maioria dos estudos que busca analisar a relação entre Desempenho Social Corporativo (CSP) e Desempenho Financeiro Corporativo (CFP) encontra uma associação positiva entre os dois desempenhos. Porém, recursos intangíveis da empresa, como inovação, recursos humanos, reputação e cultura organizacional podem influenciar essa relação. Dessa forma, torna-se importante investigar não somente a relação direta entre CSP e CFP, mas também as relações entre a CSP e recursos intangíveis da empresa.

A percepção de que a empresa é socialmente responsável influencia sua imagem como boa empregadora. Ter uma boa CSP resulta em maiores chances de ter bom clima organizacional e de recrutar e reter os melhores talentos. O presente estudo busca investigar a relação entre CSP e Retenção de Funcionários, e CSP e Satisfação de Funcionários, contribuindo com a discussão sobre os impactos da CSP na gestão de recursos humanos e na geração de vantagem competitiva para empresa.

Duas hipóteses relacionadas ao objetivo do trabalho foram desenvolvidas: H1: A CSP é um atributo organizacional que está positivamente associado com a Retenção de Funcionários (as ações da empresa em benefício dos stakeholders podem levar a um efeito na disposição do funcionário em permanecer na empresa), e H2: A CSP é um atributo organizacional que está positivamente associado com a Satisfação de Funcionários (a imagem da organização pode influenciar sua atratividade perante os funcionários).

Para medir a Retenção e Satisfação dos Funcionários, utilizou-se um banco de dados com respostas de 53.235 funcionários de 150 empresas, sobre o tempo em que trabalham na empresa e sua satisfação com relação a ela. Para medir a CSP, foram utilizados dados relacionados à cidadania empresarial dessas 150 empresas. A análise dessas relações foi feita por meio da técnica de regressão linear. Variáveis de controle foram utilizadas (tamanho da empresa e setor de atuação).

O modelo 1 testou a associação entre a Retenção de Funcionários (variável dependente) e CSP (variável independente). Encontrou-se que as variáveis estão positivamente associadas com um nível de significância de 1% e com R2 do modelo de 0,654. O modelo 2 testou a associação entre a Satisfação de Funcionários (variável dependente) e CSP (variável independente). Encontrou-se que as variáveis estão positivamente associadas, porém sem significância estatística e com R2 de 0,187.