RESUMO
Código: 981
Tema: Estruturação e reestruturação financeira

 

Abrir
Arquivo

 
Um Estudo das Fusões e Aquisições Baseado no Cenário Macroeconômico do Brasil no Período de 1994 A 2012.
 

Com a globalização e as mudanças ocorridas na década de 90, uma nova dinâmica do investimento internacional vem se destacando, o processo de fusões e aquisições (F&A) principalmente em países emergentes, pois, o processo de F&A tem como objetivo principal a reestruturação, tornar as empresas e conglomerados envolvidos mais eficientes e competitivos. No Brasil o processo de F&A se deu efetivamente nos anos 90, com a abertura financeira e comercial e estabilização econômica, ocorrida em 1994.

Problema: Como as variáveis macroeconômicas brasileira, dos últimos 18 anos, influenciaram no aumento de movimentos de fusão e aquisição no país? Justificativa: pela importância do processo de F&A para o crescimento da economia brasileira, além de preencher uma lacuna na literatura a cerca deste tema no Brasil. Objetivo: verificar como as variáveis macroeconômicas brasileira, dos últimos 18 anos, influenciaram no aumento de movimentos de fusão e aquisição no país.

Modernas teorias de F&A e analise da conjuntura economica, por meios das variaveis macroeconomicas brasileiras, a partir de 1994.

Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de natureza quantitativa explanatória. É considerada quantitativa, pois, utiliza para análise modelos de precisão e manipulação estatística a fim de comprovar as relações de fenômenos entre si (MARCONI & LAKATOS, 2005). A metodologia aplicada no trabalho consiste em aplicação de regressão múltipla, pelo modelo dos mínimos quadrados ordinários.

A variável que mais incentiva o aumento nos volumes de F&A no Brasil é a variação do produto interno bruto. A taxa cambial foi a segunda variável que mais afeta o volume de fusões e aquisições, quase tanto quanto o PIB. A terceira variável que mais influencia para que ocorram fusões e aquisições, também a 1% de significância foi o investimento direto estrangeiro. Um modelo bem explicativo, confirmado pelo R de 94,8%, que indica o poder de associação entre as variavies dependentes e independents