RESUMO
Código: 99
Tema: Empreendedorismo Social

 

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Estado da Arte em Empreendedorismo Social: Análise dos Artigos Mais Referenciados Pelos Pesquisadores
 

Embora o termo Empreendedorismo Social não seja novo, a discussão em torno desta temática alcançou maior relevância, tanto nas pesquisas acadêmicas quanto no âmbito de políticas públicas nacionais, apenas nos últimos vinte anos (JÚNIOR ET AL., 2006). Nesse sentido, este estudo se justifica pela importância que o Empreendedorismo Social tem exercido sobre o cenário de desequilíbrios sociais e econômicos no qual está inserido.

Objetivo principal: Captar, sistematizar, e avaliar, de acordo com modelo de pesquisa apresentado, os dez artigos mais citados internacionalmente sobre o tema Empreendedorismo Social. Objetivos específicos: a) Identificar quais são as semelhanças e diferenças nos artigos selecionados; b) Verificar as lacunas, teóricas e empíricas, apresentadas nos estudos.

Austin; Stevenson and Wei-Skillern (2012, p.2) apresentaram uma conceituação ampla sobre a temática: “Nós definimos o Empreendedorismo Social como uma atividade que cria valor social e que pode ocorrer dentro ou por meio de organizações sem fins lucrativos, empresas ou setores do governo”Para os empreendedores sociais, a missão social é explícita e central (DEES, 1998).

A pesquisa tem caráter qualitativo de cunho exploratório. Apresentou-se um modelo de pesquisa bibliográfica, no qual se definiram três vertentes analíticas: artigos com ênfase teórica, empírica e mista. Foram analisados dez artigos internacionais, por meio de amostra não probabilística intencional.Esta pesquisa, quanto à natureza, é classificada como aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para utilização prática dirigida à solução de problemas específicos.

Necessidade de estudos futuros e de definição de conceito claro sobre Empreendedorismo Social. Após um processo de leitura foi possível constatar cinco tipos de recomendações principais: Aspectos empíricos: ampliação de amostras e referências práticas; Limitações teóricas: diferentes abordagens na compreensão do fenômeno; Métricas e indicadores de impacto social; Governança corporativa e relação com outros setores, governos, universidades e ONGs; Análise de discurso sobre o Empreendedorismo.