RESUMO
Código: 991
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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Produção Acadêmica em Marketing e Sustentabilidade no Brasil: Uma Análise Bibliométrica e de Redes em Periódicos Qualis (1994-2012)
 

O avanço das fronteiras em qualquer campo do conhecimento deriva da disseminação de ideias por meio de publicações, cujo fluxo alimenta as redes sociais que se estabelecem entre pesquisadores e instituições. A partir dos anos 1990 com o engajamento da sociedade em movimentos em prol da sustentabilidade surge um novo consumidor com consciência. Nesse período de transição, ainda vigente, a área de Marketing se aproximou da Sustentabilidade, oferecendo um novo campo de pesquisa no Brasil.

Um campo de pesquisa pode ser qualificado pelas inter-relações entre disciplinas, temas de investigação e produção de pesquisadores, estabelecendo estruturas, redes de influência de ideias e de autores e da produtividade do campo. O recente campo envolvendo os domínios de Marketing e Sustentabilidade evidencia alguma forma de estrutura consistente? O objetivo dessa pesquisa é avaliar a construção do conhecimento científico nesses domínios por meio da análise bibliométrica e de redes.

A convergência entre Marketing e Sustentabilidade tem sua origem no Marketing Social e a sugestão da utilização de suas tradicionais ferramentas para outras modalidades de trocas. Este movimento teve desdobramentos, como o Marketing Relacionado a Causas (apoio de empresas a causas sociais), Marketing Verde (principalmente, consumo de produtos com apelo sustentável) e Marketing Societal (responsabilidade com o que se vende). A aproximação entre estes domínios abriu oportunidades para a pesquisa.

Considerou-se como universo da pesquisa as publicações, autores e referências na convergência entre Marketing e Sustentabilidade no Qualis da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, versão 2013. Foram levantados 471 artigos, em 39 periódicos classificados como A2 (7), B1 (12) e B2 (20). O período englobou os anos de 1994 a 2012. Para o tratamento dos dados foram utilizados os softwares Vantage Point, versão 7.1 para análise bibliométrica e, o Ucinet para análise de redes.

A análise das redes mostrou baixa densidade com pouca cooperação entre os pesquisadores. A rede de IES evidenciou as grandes universidades como nós de rede, presumivelmente por sua capacidade de formação de pesquisadores. O campo parece estar em uma zona estacionária intelectual evidenciada pela análise das referências e das fontes utilizadas pelas publicações analisadas que privilegiaram livros, com teorias consagradas em detrimento de artigos que mostram a fronteira do conhecimento.