RESUMO
Código: 992
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação: A Experiência do Ensino Superior A Distância no Estado do Mato Grosso - Brasil
 

O manual de Oslo (OCDE, 1997) afirma que as inovações ocorrem nas organizações através de mudanças capazes de criar melhorias de desempenho organizacional, podendo incidir sobre os processos, produtos/serviços, marketing ou ainda sobre a gestão organizacional. As IES enfrentando a competitividade do setor de ensino, buscam formas de se diferenciar através do desenvolvimento de novos métodos de ensino, processos de serviços, com qualidade superior a custos suportáveis.

É nesse contexto de inovação que o presente trabalho analisa a experiência do Ensino Superior a Distância no Estado do Mato Grosso buscando identificar traços de inovação em suas práticas. Partindo do pressuposto que a falta de traços inovativos afetam a eficiência e a eficácia das IES.

O termo inovação vem sendo abordado com diferentes sentidos e aplicações pela literatura em geral. Barbosa e Cintra (2012) ilustram que, a inovação teria aplicações e sentidos distintos, sendo confundida, por exemplo, com invenção. A invenção está associada a descobertas, enquanto inovação é um termo mais amplo, que pode ocorrer no desenvolvimento de produtos, processos ou em gestão (ROBERT, 1995). O processo de inovação não pode ser separado do contexto estratégico e competitivo de uma empresa.

A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso do tipo seccional (RICHARDSON, 1999), uma investigação empírica (YIN, 2005), uma pesquisa qualitativa (GODOY, 1995). No que tange a execução da pesquisa, o estudo é exploratório-qualitativo (BRUYNE, 1977), atendendo aos pressupostos de Merrian (2002). Para operacionalização do estudo foram entrevistados 04 professores/coordenadores de cursos de ensino a distância da UFMT. As categoria de análises de Lankshear e Knobel (2008) no software Nvivo.

Para a compreensão do contexto social (Perfil do EAD), foram identificados - 03 temas (sub-categorias): Experiência anterior, Motivação pra a docência e transição para o EAD. Para a compreensão dos pressupostos da inovação - 04 temas (sub-categorias): conceito de inovação, pressupostos para inovar, evolução das práticas e barreiras à inovação. Para a compreensão da inovação - 05 temas (sub-categorias): mudança de paradigma, tecnologia, comunicação, processo e necessidade de motivação.