RESUMO
Código: 998
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
As Concepções de Ingressantes e Concluintes do Curso de Administração Pública Sobre Sua Formação e Profissão
 

A educação em Administração Pública tem sido objeto de reflexão no Brasil e no mundo na perspectiva de uma formação de profissionais que tenham competência suficiente para saber lidar com a natureza mutante da realidade e desenvolvimento de talentos a fim de que resultados sejam alcançados. O administrador público assume papel fundamental diante da sociedade, por ser responsável pelo bom funcionamento das organizações públicas. Sendo assim, a formação deste profissional é de suma importância.

O presente trabalho teve por objetivo analisar as concepções de Administrador e Administração Pública dos graduandos iniciantes e concluintes do Curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), verificando assim, se os objetivos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) juntamente com os objetivos do curso, na opinião dos alunos, foram atendidos.

O artigo aborda a temática da Administração Pública em seus aspectos históricos até a formação do Administrador público nos dias atuais. Além disso, ainda discute o servidor público e seus papéis frente ao cargo público que ocupa que pode ser definido como o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, análise documental e bibliográfica. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação de questionário compostos de 8 questões subjetivas e 11 questões objetivas por meio do Googledocs aos alunos concluintes e ingressantes de diversos polos onde o curso é ofertado. Para análise dos dados foi utilizado o método de categorização.

Identificou-se uma imagem positiva em relação à profissão, bem como sobre a Administração Pública e o Administrador valorizando muito a ética e a moral. O conceito de Gestão Pública apareceu como sinônimo de Administração Pública. Ao reportarem ao Projeto Pedagógico do curso os alunos também buscaram conceitos com base na ética, multiprofissionalismo, epistemologia, qualificação e pro–atividade, concebendo os objetivos do Projeto como plenamente satisfatórios.