Uma vida financeira saudável e equilibrada é um fator intrinsecamente relacionado a
qualidade do trabalho desenvolvido por trabalhadores em geral, seja qual for o cargo, o salário, o sexo, a idade, a profissão exercida pelo indivíduo. Problemas originados nas dificuldades econômicas geram altíssimos graus de estresse e insatisfação que atrapalham diretamente a qualidade de vida e do trabalho de funcionários bem como seu desempenho profissional qualitativo.
Pode o planejamento financeiro pessoal contribuir para a qualidade de vida no trabalho?
Pretende-se com este estudo identificar a importância do planejamento financeiro pessoal, apontando o que é o planejamento financeiro pessoal; apresentar o que é a qualidade de vida no trabalho (QVT) e sua importância e analisar a contribuição do planejamento financeiro para a qualidade de vida no trabalho (QVT).
Halles, Sokolowski e Hilgemberg (2012) afirmam que problemas relacionados à saúde financeira do servidor refletem diretamente no desempenho e na qualidade e saúde profissional, ainda segundo o autor nos problemas financeiros reside grande parte das preocupações que tendem a pioram a situação da desmotivação e falta de concentração no desenvolvimento de atividades profissionais. ?
Esta é uma pesquisa descritiva onde o método utilizado foi o quantitativo. O instrumento utilizado para coletas de dados deu-se através de um questionário, contendo 9 perguntas fechadas. O universo desta pesquisa compõe-se por 95 servidores da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo–UNIFESP.?
A partir dos dados obtidos e analisados com base no referencial teórico, as informações foram expressas em gráficos.
Os resultados alcançados demonstram que os problemas encontrados, na pratica comprometem o bem-estar, a saúde a qualidade de vida no trabalho bem como a satisfação profissional.
|