Marketing


UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL:

Uma Proposta de Modelo para o Planejamento

de Marketing

Dilson Gabriel dos Santos

Fauze Najib Mattar

 

Resumo

O processo de planejamento empresarial vem evoluindo ao longo dos anos e tem se aproveitado de novas técnicas de análise e também das facilidades proporcionadas pela crescente utilização dos recursos de informática pelas empresas. Um dos momentos inovativos no estudo do planejamento empresarial deu-se com a incorporação ao mesmo das idéias emanadas da administração estratégica, conceito desenvolvido na década de 80, por Igor Ansoff e um grupo de estudiosos do planejamento empresarial. Com a intensificação da concorrência em nível mundial, produzida principalmente pela globalização das economias, a arte de planejar passou a ser valorizada pelas organizações, principalmente pelo fato de que a construção de estratégias vitoriosas de mercado dependem de planos bem estruturados e apoiados em informações de qualidade. Partindo dessas premissas, os autores deste trabalho julgaram oportuno desenvolver um estudo com o propósito de introduzir idéias nos modelos de planejamento usados em marketing que os tornassem mais completos para as suas finalidades. Essa tarefa envolveu a análise crítica de diversos modelos de planejamento e a consulta a diversos autores especializados na discussão da estratégia empresarial. O modelo proposto nesse trabalho incorpora idéias desses autores e promove algumas mudanças estruturais no modelo de planejamento que pode trazer contribuições importantes para aqueles que pretendem fazer uso desse instrumento para finalidades acadêmicas ou profissionais.

 

Voltar à página anterior