Marketing


A PRÁTICA DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS:

Um Estudo na Indústrias de Confecções de Joinville-SC

Aléssio Bessa Sarquis

Fauze Najib Mattar

 

Resumo

Este artigo aborda as práticas de marketing relacionadas ao mix de comunicação/vendas da pequena empresa. Ele discorre sobre as práticas de propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto.

A população-alvo da pesquisa foi constituída por 22 empresas de pequeno porte, do setor industrial, do ramo de confecção, fornecedoras de bens de consumo, da cidade de Joinville/SC.

Notadamente, no que se refere às ações relacionadas ao mix de comunicação/vendas, observou-se que elas, em sua maioria:

  • divulgam e promovem os produtos via comunicação boca-a-boca, adesivos/brindes e embalagens/sacos plásticos;
  • investem em atividades de relações públicas. Elas se utilizam da mídia de identidade corporativa, de ações de comunicação/incentivo com os funcionários, de doações e obras de caridade, e do patrocínio de atividades da comunidade;
  • usam a técnica de desconto como forma de incrementar as vendas;
  • realizam diversas atividades de administração de vendas. Elas motivam/incentivam a equipe de vendas, fazem treinamento/integração da equipe de vendas, fazem previsão de vendas, definem os objetivos/metas (quotas) de vendas e têm proprietário-gerente que age como "vendedor nº1" da empresa.
  • analisam mensalmente a performance das vendas. Elas acompanham as vendas globais da empresa, as vendas em R$, as vendas em unidades e as vendas por representante; e
  • utilizam-se de telemarketing (telefone) como ferramenta para se comunicar com os clientes, sem o envolvimento de intermediários.
 

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