Administração Geral


ESTRUTURA MATRICIAL NA ÁREA DE MARKETING:

O Caso da Luper Indústria Farmacêutica Ltda

Cecília de Almeida Gomes

Eduardo Vasconcellos

 

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo levantar aspectos para a discussão sobre as tendências de estruturação da área de marketing nas organizações, através da análise do caso de uma empresa farmacêutica nacional. A relevância do tema está na importância de desvendar os benefícios obtidos e entraves encontrados pelas empresas, quando da operacionalização de suas estratégias competitivas através de formas estruturais que potencializem os seus esforços. Isso é possível uma vez que o arranjo estrutural permite a integração, em diferentes graus, das condições internas da organização, dos seus objetivos e estratégias corporativas, da natureza de suas atividades e da tecnologia e do seu ambiente externo.

O caso da Luper Indústria Farmacêutica Ltda. revela como a adoção da estrutura matricial na área de marketing, com a integração das ações sobre produtos estratégicos, mercados geográficos e decisões funcionais, pode criar condições mais favoráveis ao sucesso da organização. Ao mesmo tempo demonstra que a disseminação do conhecimento sobre o tema tem a capacidade de aperfeiçoar as decisões de administradores, evitando erros e potencializando os acertos.

 

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