OS GESTORES DAS EMPRESAS E O PAPEL DA
ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Renata Massaro River Serra
Resumo
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a gestores de diferentes empresas, buscando conhecer como eles consideram as estruturas de Recursos Humanos (RH).
A pesquisa mostrou que as empresas grandes apresentam estruturas de RH específicas para diferentes áreas, sendo alta sua incidência nas organizações de serviços.
As atividades mais ligadas ao dia-a-dia do executivo (levantamento de necessidades e avaliação de treinamento, controles de freqüência e de férias, avaliação de desempenho e decisão de desligamento) encontram-se absorvidas pela chefia; atividades também ligadas ao dia-a-dia, porém de cunho mais técnico (seleção de pessoal, treinamento e remuneração) encontram-se atribuídas tanto a RH como às chefias. Recrutamento de pessoal é a única atividade relacionada diretamente a RH. Mostra também que os executivos apresentam pré-disposição para alterar a responsabilidade das atribuições de RH no que tange a Recrutamento, Seleção, Levantamento de Necessidades de Treinamento e Definição de Remuneração. Nas restantes há concordância com a situação atual de suas organizações.
A pesquisa é recomendada caso uma organização queira, devido a alterações estratégicas de gestão, modificar sua atual estrutura de RH.
|