Marketing


EMBALAGENS:

Relacionando Produto, Empresa, Mercado e a Comunicação com o Consumidor

Sílvia Vidal Salmasi

Dante Pinheiro Martinelli

Resumo

As embalagens, de forma geral, foram vistas, por muito tempo, apenas como invólucro para os produtos, necessárias apenas para transporte e armazenamento. Com a crescente competitividade do mercado e com a globalização, este elo entre a empresa e o consumidor torna-se cada vez mais uma estratégia de comunicação para atrair o consumidor a identificar o produto nas prateleiras.

Nas empresas, a embalagem não se resume apenas em mostrar o produto com uma aparência agradável ao comprador, mas como ela pode contribuir para reduzir custos, evitar perdas no transporte, maximizar o local utilizado para a estocagem, além de servir como uma ferramenta de Marketing, levando ao consumo do seu produto específico, já que a embalagem é a janela pela qual a empresa se apresentará ao mercado consumidor.

No que se diz respeito à imagem que é passada ao consumidor sobre o produto e sobre a empresa, pode-se considerar como imprescindíveis as cores, o logotipo da marca ou do produto e o formato das embalagens, já que isso pode levar à memorização e reconhecimento do produto no display, podendo determinar, na hora da compra, qual produto será adquirido. Este ponto é fundamental, visto que a aquisição do produto é o que move toda a indústria e é nesse momento que a embalagem está em maior evidência para o consumidor.

 

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