Ensino em Administração |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Fernando de Rosa
Resumo Os processos de avaliação institucional de entidades de ensino superior no Brasil nunca foram implementados de maneira sistemática. Nos últimos 3 anos, o MEC tem trabalhado para criar um modelo de avaliação institucional estruturado, que procure trabalhar com alguns fatores essenciais para a análise justa e coerente. Embora todos modelos possam contemplar viéses ideológicos e pragmáticos, objetiva-se, preferencialmente, modificar a postura de gestores acadêmicos, docentes e alunos, no intuito de criar-se condições para a melhoria do nível de qualidade do ensino superior. No caso específico, a área selecionada foi a de Administração por uma série de razões técnicas ou lógicas. O ambiente onde buscou-se informações de campo quanto ao assunto foi o Distrito Federal. Os resultados encontrados demonstram que os efeitos do processo avaliativo do MEC vêm sendo sentidos nesse grupamento de escolas, provocando mudanças no quadro de docentes, investimentos em infra-estrutura, e posicionamento mais agressivo no mercado. |
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