Finanças


MERCADOS EFICIENTES, CAPM E ANOMALIAS: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES NEGOCIADAS NA BOVESPA (1988-1996)

 

Adriano Leal Bruni

Rubens Famá

 

Resumo

Dois dos principais fundamentos da teoria de Finanças dizem respeito à hipótese de eficiência de mercados e ao capital asset pricing model. Em mercados eficientes, o retorno esperado de um ativo deveria ser igual ao retorno de um ativo livre de risco, mais um prêmio pelo risco corrido, por sua vez, função do risco sistemático, não diversificável, do ativo.

Enquanto testes preliminares ao modelo ajudaram na sua afirmação, não sendo capaz de rejeitar suas premissas e a hipótese de eficiência dos mercados, outros autores apresentaram estudos nos quais outras variáveis mostraram-se significativamente associadas aos retornos, permitindo a obtenção de retornos anormais.

O objetivo deste artigo consistiu em analisar quais seriam os fatores significativos associados aos retornos das ações de empresas não financeiras negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo entre os anos de 1988 e 1996. Os resultados encontrados não permitiram evidenciar relação significativa entre retornos betas. Por outro lado, fatores como o endividamento ou a relação entre valor contábil e de mercado revelaram-se significativos.

 

Voltar à página anterior