Finanças


Comparação de Estimadores de Volatilidade na Administração de Carteiras de Investimento

Uma Abordagem Através do Modelo de Markowitz

Alexandre Lintz

Liliane Renyi

 

Resumo

A busca de modelos que possam tornar as técnicas de administração de carteiras de investimentos mais eficientes e eficazes é alvo de constante pesquisa entre os teóricos da área financeira. Este trabalho, através de evidências empíricas, busca este objetivo por meio de técnicas alternativas associadas ao consagrado modelo de Markowitz de composição de carteiras de ativos financeiros.

Através de elaboração de carteiras eficientes de mínima variância por duas técnicas distintas, média móvel simples e média móvel ponderada exponencialmente, pelo modelo de Markowitz, poderá se realizar análises de volatilidade comparada ex post que indicará possíveis vantagens do uso da técnica de média móvel ponderada exponencialmente. Além do mais se poderá verificar também se a técnica possui capacidade de prever, ex ante, a volatilidade da carteira ocorrida no período subsequente, ex post.

Por fim, ainda é realizada a comparação da relação retorno/risco entre duas carteiras administradas pelas diferentes técnicas, visando o fornecimento de uma base de resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, suficientes para que seja possível elaborar uma conclusão geral sobre a modelo proposto.

 

Voltar à página anterior