Política de Negócios e Economia de Empresas


SUPERMERCADOS BRASILEIROS:

A Entrada dos Importados

 

Flávia Angeli

Adriana Backx Noronha

 

 

RESUMO

Nos últimos anos, os supermercados brasileiros passaram por um amplo processo de reestruturação, em busca de maior eficiência e eficácia, que se consolidou após a estabilização da moeda brasileira.

Neste período, muitas redes estrangeiras se instalaram no Brasil, acreditando no grande potencial de entrada dos consumidores de classes mais baixas no mercado. Se por um lado pode-se perceber um crescimento contínuo dos produtos importados nos supermercados do Brasil, por outro, também fica claro que existem diversos problemas que dificultam a maior comercialização de tais produtos.

Este trabalho foi elaborado com base em um amplo estudo sobre o setor supermercadista brasileiro e uma pesquisa realizada com grandes redes de supermercados do Brasil. O intuito desta pesquisa é apresentar, a partir de um estudo científico, aspectos relevantes da entrada dos produtos importados nos supermercados brasileiros, analisando as conseqüências dessa abertura para as empresas e consumidores.

 

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