Ensino em Administração |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: Gilberto de Andrade Martins
Resumo É inquestionável o crescimento dos públicos que compõem o "mercado" de Pós-Graduação no Brasil. Constata-se um extraordinário aumento da procura por cursos dessa natureza - provavelmente em função das precárias condições de empregabilidade - e do lado da oferta observa-se uma expansão nunca vista de Cursos de Mestrado e Especialização em todas as áreas do conhecimento, particularmente em Administração com seus "modernos" MBAs. Buscando contribuições para o entendimento parcial desse fenômeno, este trabalho apresenta informações sobre a gênese do ensino de Pós-Graduação no Brasil, explicitando as diferenças entre os programas stricto e lato sensu. A partir da análise de 358 questionários respondidos por candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP, e de 298 formulários preenchidos pelos candidatos ao Curso de Especialização: Capacitação Gerencial, promovido pelo Programa de Educação Continuada para Executivos da FIA/FEA-USP, são avaliadas e comparadas as características demográfica, profissiográfica e acadêmica dos candidatos participantes dos respectivos processos de seleção/98. Apresentam-se as diferenças e similaridades entre os grupos, bem como são feitas sugestões para a melhoria da qualidade desses cursos. |
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