Ensino em Administração


EXPERIÊNCIAS NO USO DE JOGOS DE EMPRESAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO

Fernando C. de Almeida

 

Resumo

A tecnologia de informação tem papel crescente e determinante na prática de ensino em administração de empresas. Ferramentas multimídia, ensino à distância via rede como Internet, abrem possibilidades tanto de maior acesso aos conceitos de administração, quanto de tornar as práticas didáticas mais próximas da situação vivida nas empresas. Aulas virtuais são viabilizadas pela tecnologia de informação (IVES e JARVANPAA 1996).

O curso de administração de empresas tem seu laboratório na própria empresa. A grande dificuldade didática passa pela necessidade do professor fazer uma ponte entre aulas ministradas e situação prática.

Uma das práticas didáticas de administração que vem podendo, já há alguns anos, se aproveitar da tecnologia de informação, é a de gestão simulada de negócios. Ou jogos de empresas, como é mais usualmente denominada.

Este trabalho tem por objetivo discutir nossa experiência no uso de jogos de empresas no ensino de administração, bem como algumas oportunidades didáticas nesta área.

 

Voltar à página anterior