Marketing


PRIVATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO DE MERCADO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA BRASILEIRA

Ricardo Jesus Román Amigo

Geraldo Luciano Toledo

 

Resumo

A partir de uma revisão das contribuições mais recentes da Economia, Gestão Estratégica, Qualidade e Marketing sobre os determinantes do sucesso empresarial, o presente estudo conclui que a Orientação de Mercado é o conceito mais abrangente a aplicar, já dispondo de um detalhamento suficiente para sua implementação e de uma série de comprovações experimentais do seu impacto positivo no desempenho.

Para comprovar a validade deste modelo, foi realizado um estudo múltiplo de caso na Setor Siderúrgico Brasileiro, junto às empresas produtoras de aços carbono planos, que a partir da privatização, têm passado por profundas transformações na sua relação com o mercado. O instrumento utilizado incluiu todos os aspectos mencionados pelos diversos autores como característicos de uma organização orientada para o mercado.

O estudo demonstrou a validade do modelo, já que todas as mudanças que as empresas estão introduzindo enquadram-se nele, e permitiu verificar estágios diferentes por elas atingidos no processo. Uma pesquisa junto a uma amostra representativa dos consumidores de aço carbono plano demonstrou que as mudanças estão sendo por eles percebidas e que existe uma clara correlação entre o estágio de orientação de mercado atingido e a competitividade das empresas.

 

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