Marketing


A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA RELAÇÃO DE BANCOS COMERCIAIS COM SEUS CLIENTES

Maria Aparecida Gouvêa

Samara Geraldes Brizante

 

Resumo

Um dos aspectos fundamentais no atendimento bancário é o nível tecnológico na prestação dos vários serviços oferecidos aos clientes. É muito dinâmico o processo de inovação tecnológica, uma vez que a conscientização da importância da tecnologia por parte dos bancos faz com que os diferenciais apresentados em cada um logo sejam adotados pela concorrência.

Os clientes, por sua vez, apresentam um nível de exigência cada vez mais aguçado à medida que se tornam familiarizados com cada novo modelo de serviço bancário.

É fundamental para os bancos a preocupação com a satisfação da clientela quanto aos vários quesitos de atendimento, sobretudo o aspecto tecnológico. As ações dirigidas ao atendimento do público sustentadas por uma postura mais estratégica do que imediata inserem-se no contexto do marketing estratégico. Este trabalho realça o caráter estratégico do desenvolvimento tecnológico no ambiente bancário. Como ilustração da imagem dos bancos, em termos de avanço tecnológico, apresentam-se, ainda, os resultados obtidos por uma pesquisa realizada para dois módulos: clientes (pessoas físicas) e executivos de algumas instituições bancárias.

 

Voltar à página anterior